Dia Internacional da Mulher: 5 novas artistas que estão fazendo sucesso na música pop

Dia Internacional da Mulher: 5 novas artistas que estão fazendo sucesso na música pop

08/03/2021 Off Por Clara Nina Soares

Neste dia especial, selecionamos 5 novas artistas que estão fazendo sucesso na música pop. Com o objetivo de fazer uma homenagem para o Dia Internacional da Mulher falaremos um pouco sobre a carreira de cada uma.

Julia Joia

Com apenas 2 anos de carreira, a carioca Julia Joia é uma das maiores apostas do pop nacional. Além de cantar, a artista compõe, toca piano e violão. Suas maiores referências no cenário brasileiro atual são Jão e Day, mas conta que cresceu acompanhando divas da música pop como Miley Cyrus, Demi Lovato e Selena Gomez. Seu primeiro single “A Letter To Helena” lançado em 2018, é uma homenagem ao nascimento de sua irmã Helena. Em 2019, a cantora liberou o primeiro EP de sua carreira intitulado “Íris”. O projeto conta com 6 faixas inéditas e autorais, entre elas “Fogo Cruzado” feat Lary, “Desacelerou”, “5 da Manhã”, “Retratos”, “Alta Combustão” e “Íris”.

Ainda em 2019, Julia Joia subiu no palco do Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do mundo. A cantora fez uma participação na edição chilena do evento a convite do DJ Flak. Na ocasião ela apresentou o single em parceria com o DJ, “Broken Words”, encantando milhares de pessoas com seu talento vocal.

A artista já lançou parcerias com nomes como Anchietx, Bárbara Dias e Cammie. Mostrando mais uma vez sua versatilidade no inglês, um de seus últimos singles foi “DANCE” com o produtor dinamarquês Michael Hausted. Suas últimas músicas de trabalho são “Por Que Você Não Chega Em Mim”, “Pode Apagar a Luz” e “Não Vai Rolar” que fazem parte do seu novo EP “A Doce Despedida” que será lançado ainda em 2021.

Malía

Nascida e criada na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, Malía começou sua carreira dentro de um coletivo em Madureira. Logo sua presença marcante, visual inconfundível e potência vocal começaram a chamar atenção. Suas maiores influências estão no R&B e hip-hop que fazem seu estilo musical ser caracteristicamente urbano, mas a artista também mistura outros gêneros como samba e

Mesmo com pouco tempo de carreira ela já coleciona conquistas e parcerias com grandes nomes. Por exemplo, em setembro de 2019 a cantora se apresentou no Rock In Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, sendo elogiada por Zé Ricardo, curador do festival. Seu primeiro álbum “Escuta” lançado em 2019, ganhou um projeto audiovisual gravado no Parque das Ruínas, em Santa Teresa.

Além disso, a artista tem colaborações com nomes como Alcione, Rodriguinho, Jão e nas recentes canções como “Kimbala” com BK e “Te Sigo Somando” com Simaria e Giulia Be. Atualmente, Malía trabalha na divulgação do single “Onda” com Léo Santana e na produção de seu novo álbum.

Diarra Sylla

A senegalesa nascida na França  canta, dança e ainda modela. Diarra ganhou destaque ao vencer o concurso Sen P’tit Gallé em 2016, uma das competições mais importantes de canto na África. Mas a artista ganhou projeção internacional mesmo em 2017, ao integrar o grupo Now United, representando o Senegal e a África. Ela é fluente no inglês, francês e wolof. No grupo a artista participou de grandes sucessos, como “Summer In The City” (2017), “All Day” (2018), “Paraná” (2019), entre outros.

Em 2020, a cantora anunciou que iria se afastar das atividades do grupo para se dedicar a sua carreira solo. Em seguida, o seu primeiro single solo foi lançado em fevereiro deste ano, intitulado “Set Free” que faz referência ao movimento “Black Lives Matter”. Diarra também foi anunciada como uma das parcerias do álbum “Original” do DJ brasileiro Bruno Martini, na faixa em inglês “Ain’t Worried” um feat com Luísa Sonza.

Gracie Abrams

Gracie Abrams lançou seu EP de estreia “minor” em 2020. Com uma sonoridade características do Bedroom Pop, o EP conta com sua música de maior sucesso “I miss you, I’m sorry” que conta com mais de 38 milhões de plays no Spotify.Gracie, que possui mais de 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify, é conhecida por sua voz delicada e sua música que se encaixa no Bedroom Pop. O gênero musical recebe esse nome por entender a importância do espaço físico para o processo criativo. Bedroom, que significa “quarto” em inglês, remete ao ambiente dos nossos quartos como refúgios, onde a criatividade flui melhor e o artista pode produzir de forma mais saudável.

Além de cantora, Abrams também é compositora, tendo escrito sua primeira música aos 8 anos. Assim, ela costuma escrever letras emotivas e que geram grande identificação.Ao falar sobre o mês da história da mulher, Gracie mencionou em uma live em seu Instagram, no dia 5 de março, que está obcecada por escrever no momento e que está sempre fazendo referências a outras mulheres que são inspirações para ela. A cantora ainda propõe aos fãs encontros em lives em seu Instagram para ouvir um álbum ou assistir filmes, feitos e protagonizados por mulheres. Antes da quarentena, Gracie tinha shows marcados em Londres, Toronto e Nova York. Logo, podemos esperar novidades.

Olivia Rodrigo

Nascida em Temecula, na Califórnia, Olivia Rodrigo se mudou para Los Angeles a fim de investir em sua carreira. Estreou como atriz no filme “American Girl: A receita para o sucesso” e lançou seu primeiro single em 2021.

Agora, Olivia é a protagonista da série “High School Musical: The Musical: The Series”, da Disney. Para a trilha sonora da produção, ela escreveu “All I Want” que possui mais de 5 milhões de plays no Spotify e co-escreveu “Just for a Moment” com mais de 39 milhões de plays.

As maiores inspirações de Rodrigo na música são as cantoras Taylor Swift e Lorde. Ela ainda revelou que Gracie Abrams é uma influência musical para ela. Assim, é possível ver um storytelling de qualidade em sua música, como também a presença dos gêneros Indie Pop e Bedroom Pop (o que é característico de Taylor, Lorde e Gracie, respectivamente).

A cantora assinou com a Interscope Records e Geffen Records em 2020. No dia 8 de janeiro de 2021, aconteceu o lançamento de seu primeiro single “Drivers License”, produzido por Dan Nigro. A música estreou em #1 na Billboard Hot 100 e alcançou número 1 na Irlanda, Nova Zelândia, Austrália, Noruega, Holanda e Reino Unido. Além disso, na semana em que foi lançada, a música recebeu muitas críticas positivas e quebrou, duas vezes, o recorde do Spotify de transmissão diária, de música não natalina.

Olivia, que possui mais de 39 milhões de ouvintes mensais no Spotify, é conhecida por ser uma compositora muito talentosa. É possível encontrar várias de suas músicas autorais não lançadas oficialmente que foram postadas em suas redes sociais. Segundo o produtor de “Drivers License”, ela está trabalhando em seu primeiro álbum.